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Como selecionar uma boa IDEIA DE NEGÓCIO ?

Qual é o melhor Modelo de Negócio para você montar e ter Sucesso ?

Empreender é uma característica que pode fazer parte da sua personalidade, mesmo antes do surgimento da ideia para um novo negócio.

Uma Pessoa com características Empreendedoras é alguém que possui Iniciativa, Visão e Comprometimento, entre outras Qualidades.

Quando você reúne características como essas possui o que chamamos de “Potencial Empreendedor”, ou seja, você tem tudo o que precisa para Empreender.

O que distingue Pessoas com o potencial Empreendedor daquelas que empreendem de fato é somente a ideia.

É ela quem dá vida a um Projeto e transforma Sonhos, mas com Foco, Meta e Disciplina.

E, do contrário do que se pensa, ter uma ideia nem sempre é fácil.

Se você estiver entre aqueles que possuem potencial Empreendedor, mas ainda não teve sua grande ideia.

Dicas para ajudar nesse processo.

Saiba buscar a INSPIRAÇÃO

Nenhuma ideia surge do nada.

Ela é fruto de intenso envolvimento com determinado Tema, aliás, as boas ideias costumam surgir dos problemas que aparecem.

Isso se justifica:

O que é o Automóvel senão a solução para o transporte de longa distância ?

O que é o Telefone senão a solução para a comunicação ?

De uma maneira geral, as grandes ideias têm a ver com as necessidades que as Pessoas encontram pelo caminho, por isso, se concentrar na compreensão e gerar solução é o “primeiro passo para ter uma boa ideia”.

Transpire em busca da ideia para um Novo negócio

A inspiração vem naturalmente quando você entende que existe um problema a ser resolvido.

Esqueça a ideia de que os gênios são feitos de improviso, Thomas Edison, talvez o maior inventor de todos os tempos, costumava dizer:

A genialidade é 1% Inspiração e 99% Transpiração”.

A Transpiração aqui diz respeito ao tempo que você precisa dedicar ao assunto em questão, por isso, procure se aperfeiçoar na área em que deseja Empreender.

“Leia muito sobre ela, conheça profissionais, entenda com ela funciona, enxergue os detalhes, pois nem todas as Pessoas enxergam”.

Isso exige Dedicação e Amor ao que faz.

Faça o BENCHMARKING

O Benchmarking é um processo de comparação que permite a uma Empresa usar os métodos, Produtos, Serviços e práticas de outras Empresas como referência para o próprio trabalho.

Ele permite estar sempre de olho no que outras organizações estão fazendo para não ficar para trás.

É algo que todas as grandes companhias do mundo fazem e o que permite a elas se manterem no topo.

Esse processo acontece quando observamos algo que está sendo bem-feito em outra Empresa, buscar entender a metodologia por trás disso e conseguir incorporá-la ao próprio negócio.

E o que isso tem a ver com a ideia ?  

Tudo.

Quando Empreendedores diferenciados fazem modelos de negócios e sejam bem-sucedidos, podemos adaptar os procedimentos para a nossa própria Empresa, mesmo que sejam de naturezas distintas.

VALIDE sua ideia

Mesmo que acreditamos que a ideia é genial, cabe sempre ao Mercado dizer se sua proposta é Boa ou Não.

Isso diz respeito a toda gama de envolvidos no Projeto, como Fornecedores, Concorrentes e também Clientes.

Mas para que a ideia seja válida, é preciso que seja, primeiramente, apresentável.

Trabalhe, portanto, com um Plano de Negócios.

Quando estruturamos uma proposta de maneira onde a Empresa consiga atender a uma demanda definida anteriormente, a Empresa terá condições de negociar junto aos Clientes e frente a Concorrência, inclusive Investidores.

Uma Dica é se colocar no lugar do outro ao elaborar o Plano de Negócios.

Imagine como seria se tivessemos que investir neste Projeto.

Esse tipo de ação ajuda a criar propostas mais interessantes.

Analise o MERCADO

Uma boa ideia oferece às Pessoas aquilo que elas precisam e que, muitas vezes, "Ainda não sabem".

Para chegar a algo com essas características, nada melhor do que fazer uma análise de Mercado profunda.

Essa análise envolve a identificação do Público-alvo e, fundamentalmente, o conhecimento da concorrência.

Trabalhe com pesquisas

Elas devem ser sua fonte principal de conhecimento a respeito daquele espaço que ainda não foi preenchido.

Podemos encomendar uma pesquisa com alguma Empresa, caso já tenha capital para esse investimento.

De qualquer forma, nunca avancemos em proposta sem antes saber se há espaço para ela no Mercado dos Negócios.

Esteja atento ao surgimento de Oportunidades

É importante ressaltar que as oportunidades estão sempre surgindo.

Empresas, mesmo as mais adaptadas ao Mercado, podem deixar brechas para novidades.

Ao surgimento da Empresa Uber, quando surgiu, havia a necessidade de facilitar as caronas em áreas metropolitanas e com os altos preços praticados por Empresas de transporte público e Táxis “uma brecha deixada”, o aplicativo tornou-se tendência mundial e hoje fatura milhões.

E outras Empresas já estão nessa fatia do mercado.

Esteja atento ao mercado em que deseja Empreender.

Ao conhecê-lo bem, você consegue identificar problemas para propor soluções.

Faça aquilo que Gosta             

O ideal é que você mergulhe de cabeça no assunto que escolher para que as ideias surjam naturalmente.

Elas virão em função dos problemas que aparecerem.

Por isso, a Dica aqui é se concentrar naquilo que realmente “Ama”.

Você gosta do Ramo da Gastronomia, Moda, Esportes, você se interessa por Carros ?

O Tema fica a seu critério, mas é importante que você seja leal consigo mesmo e pense menos no dinheiro e mais na dedicação ao lidar com algo que te motiva.

É engraçado pensar que as Pessoas levam meses para decorar uma fórmula Matemática que envolve no máximo Três letras, mas conseguem memorizar em questão de minutos músicas inteiras como “Faroeste Caboclo” do Legião Urbana.

Quem decora uma Canção que dura 9 minutos e 10 segundos tem toda capacidade para decorar uma Fórmula de Três letras como E=mc², mas não o faz porque não se interessa pelo assunto.

O que acontece ?  É o interesse

- De uma forma Emocional;

- O Estudo voltado ao conhecimento;

- Necessidade de aquisição de um Produto ou Serviço;

ou encontrar um Nicho de Mercado, mas “Faça aquilo que gosta e cheguará mais longe”.

Monte um Time forte

Trabalhar em Equipe é fundamental para alavancar boas ideias.

Nem sempre terá condições de Pensar, Planejar, Executar e Mensurar as ações individualmente, por isso, contar com Pessoas ao nosso redor faz toda a diferença.

Reúna essas Pessoas e forme um Time em torno de um Foco para capitalizar quando as novas ideias surgirem.

Conhecimento Técnico, Experiência e bons contatos são essenciais para que todas as Dicas anteriores sejam bem executadas.

É importante lembrar que as ideias de Negócios não substitui a elaboração de um Plano de Negócios, pois dará uma visão geral sobre os aspectos da Empresa, entretanto é necessário se adequar a cada realidade no Ecossistema do Empreendedorismo.

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