top of page

Inovação e o Empreendedorismo

Vivemos uma nova era Tecnológica e Digital, ela demanda por Profissionais e Empresas o empenho em buscar alternativas para se firmar em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse cenário, a estratégia é “Quem fizer mais e melhor, com Criatividade e Inovação sairá sempre na frente”, há quem confunda estes dois conceitos, que, embora estejam vinculados, são diferentes.

Neste novo mundo, o ambiente digital se tornou uma realidade ainda mais forte, mudanças e evoluções que eram estimadas para acontecer em anos se tornaram realidade em poucos meses.

E esse movimento não tem volta, neste novo mundo, os competidores das Pessoas Físicas e Jurídicas não têm mais apenas domicílio na Cidade, no Estado, ou no País onde habitam, mas em todos os lugares do Planeta.

A competição acontece em escala mundial, as Pessoas Jurídicas sobreviverão por meio da qualificação e do aperfeiçoamento profissional continuado, ou seja, os empreendimentos, depende de uma reinvenção completa, a qual também passa pela Criatividade e pela Inovação, a fim de que o negócio tenha Sustentabilidade, Perenidade e Lucratividade.

Não se deve, no entanto, confundir Criatividade com Inovação.

A Criatividade é o “passo anterior à inovação”: tem início em uma ideia, que, quando posta em prática, é o ponto de começo do processo de inovação.

Inovar, portanto, é agir de forma criativa, colocar a criatividade na ação.

Para a criação desse futuro de sucesso, com inovação robusta, é preciso agir no presente, mudar no presente, evoluir no presente.

O inventor norte-americano Charles Franklin, que patenteou mais de 140 inovações, disse certa vez:

“Meu interesse é no futuro, porque é lá que passarei o resto de minha vida”.

Logo, façamos como Steve Jobs: “Vamos inventar o amanhã em vez de ficar nos preocupando com o que aconteceu ontem”.

Devemos ter consciência de que nossa vida está mudando radicalmente, em especial por causa da Inteligência Artificial e da Automação e agora, com o Metaverso, a localização geográfica se torna cada vez menos uma barreira.

Ao mesmo tempo, os concorrentes de Pessoas Jurídicas não são mais Empresas tradicionais, mas as Empresas de tecnologia, que vêm causando grandes mudanças no mercado e com elas, ganharam força a Criatividade e a Inovação.

Ter início a uma ideia, que colocada em prática, desperta o processo de inovação.

Inovar é, basicamente, fazer algo diferente, um conceito simples, que pode ser aplicado no dia a dia.

Por exemplo, é sempre possível mudar processos internos, adaptar Produtos ou Serviços para oferecer melhores experiências aos clientes, isso é inovar.

No ambiente de trabalho, quem mais pode inovar são os colaboradores de uma Empresa, que identificam nas rotinas os pontos de gargalos e possíveis aperfeiçoamentos.

Cabe à gestão estimular e desenvolver esse pensamento inovador e criativo, já que ele é benéfico à própria organização.

Ou seja, a inovação precisa estar inserida no modelo de negócio da Empresa, estabelecida como preceito.

Isso também se aplica a profissionais e suas carreiras, há que se ter em mente que pensar e agir de forma inovadora garante diferencial competitivo importante, ainda mais diante de um cenário cada vez mais “apertado”, em que postos de trabalho são bastante disputados.

Não se pode contentar em fazer sempre a mesma coisa, há que buscar o novo, o melhor, o mundo está mudando e, com ele, nossa vida muda também.

Negar as tendências e evoluções é estacionar no processo de desenvolvimento e pensar e agir fora da caixa nunca foi tão importante e com Criatividade, Inovação e muito trabalho, é possível construir um futuro de sucesso e garantir diferenciais competitivos.

​

 

bottom of page