top of page

QR Code do Pix:  Como funciona e por que pode mudar a vida dos Lojistas ?

​

Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, é muito mais do que uma ferramenta que pode substituir TEDs e DOCs. 

​

Como permite pagamentos através do uso de códigos QR (ou QR Codes), o Pix poderá até substituir cartões de débito e maquininhas, um cenário improvável, mas possível, benefícios para varejistas e prestadores de serviço, uma solução rápida e fácil para os clientes. â€‹

​

Os códigos QR funcionam como uma espécie de atalho para a chave Pix.

Assim, em vez de divulgar a chave Pix (que pode ser o Telefone, E-mail, CPF ou combinação aleatória de números), basta exibir o seu código QR no caixa de uma loja, na tela do celular ou em uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

 

Quando o código for escaneado pela câmera do telefone, permitirá a transferência para a conta de seu emissor.

 

Essa função é útil especialmente para os varejistas e prestadores de serviço, que poderão receber pagamentos por produtos e serviços sem a necessidade de pagar intermediários como as processadoras de cartões e das maquininhas.

 

Para o consumidor, a principal vantagem é não precisar carregar cartões consigo: basta ter o celular em mãos para fazer pagamentos.

 

A operação exige que o consumidor tenha acesso à internet, já que a transação é efetuada pelo aplicativo do banco no qual a sua chave Pix está cadastrada. 

 

Funciona assim: você vai numa loja, por exemplo e faz suas compras e, no caixa, em vez de usar cartão ou dinheiro, abre o aplicativo do seu banco, acessa a área do Pix, seleciona "pagar QR code", faz a leitura do código que será exibido pelo vendedor, seleciona o valor a ser pago, confirma os dados e finaliza a operação.

 

Além disso, como a compensação das transações pelo Pix é instantânea, o vendedor receberá o valor na hora em sua conta, diferentemente do que acontece quando a venda é feita por cartão.

 

Por ser muito vantajoso para os lojistas, especialmente porque terão considerável redução de custos e tempo para receber os valores, é provável que os comerciantes estimulem o uso da ferramenta, oferecendo descontos ou outros benefícios, como acontece atualmente com as lojas que oferecem preços melhores para quem efetuar pagamentos com transferência, boleto ou dinheiro, em vez de cartões.

 

Enviar e receber dinheiro a qualquer hora do dia e em todos os dias do ano.

​​​

É com essa proposta que chega o novo serviço brasileiro de pagamentos instantâneo, o Pix, o “Pote” de ouro do Pix está nas possibilidades de uso pelas empresas reduzindo o custo com boletos e maquininhas.

bottom of page