top of page

Formas para liberar sua criatividade e ter Ideias Inovadoras

​

Muitas pessoas acreditam que criatividade é algum tipo de dom que, ou você nasce com ele, ou nada feito !!

 

Todos somos criativos e podemos desenvolver ainda mais essa habilidade natural de nosso cérebro.

Mesmo você que se acha a pessoa menos criativa do mundo, se fizer uma retrospectiva e olhar para alguma fase de sua infância ou adolescência, verá que a criatividade fluia em sua mente e suas ações, mas por alguma razão você foi deixando ela de lado e focando em outras habilidades naturais que tem.

 

Mas para a nossa sorte, nunca perdemos nossa criatividade, o que acontece é que podemos acabar nos tornando menos confiantes a respeito de nossa capacidade criativa.

 

A criatividade pode ser entendida como uma habilidade de organizar pensamentos para encontrar novas soluções para situações e problemas.

Essas novas soluções são, o que chamamos de, ideias.

 

Novas ideias, quando “empacotadas” em uma forma tornam-se inovação.

Mas por que vamos perdendo essa capacidade natural de criar ?

 

É que simplesmente não a estimulamos, e por outro lado, tendemos a aprender que só existe uma resposta certa para os problemas, ou seja, somos criticados quando criamos soluções ou respostas distintas da lógica comum.  

 

Desde o tempo de escola somos punidos ao errar, e assim, em pouco tempo, você se vê como alguém que simplesmente não é do tipo criativo e deixa os outros proporem ideias inovadoras. 

​

De fato, temos medo de errar, de sermos julgados ou punidos.

 

Tom e David Kelley,especialistas em inovação da IDEO, tem um excelente livro chamado “Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All” ( Confiança criativa: Libertar o potencial criativo dentro de todos nós ) , que infelizmente não foi traduzido para o português.

 

Tom e seu irmão fizeram mais de 100 entrevistas para o seu livro e, afirma que a criatividade reside em todos nós, para Tom, precisamos redescobrir essa habilidade adormecida para permanecermos competitivos no mundo dos negócios.

 

Uma das lições que a criatividade ensina é a perseverança.

Dito isto, pensamos então como poderemos reacender essa criatividade dentro de nós ?

Como gerar ideias, inovar, criar ?

Como podemos aproveitar essa criatividade dentro de nós ?

 

7 formas para liberar sua criatividade e ter ideias inovadoras:

Aqui estão algumas ideias que os irmãos Kelley nos apresentam para cultivar uma chama criativa em você e trazer mais inovação para seu dia-a-dia:

 

1. Decida ser Criativo

Pare de sufocar aquela criancinha dentro de você.

Escolha a criatividade e assuma o compromisso de redescobrir sua voz inovadora.

 

2. Viva como um Viajante

Sabe quando você se muda para uma nova cidade, ou novo bairro, e tudo é diferente, encantador, e você presta atenção e se deslumbra com cada detalhe ?

Pois bem, passado alguns meses você já se adaptou e tudo parece apenas mais do mesmo.

Perdeu a graça, não é ?

Pois quando estamos viajando, tudo é novidade, tudo nos chama atenção, somos curiosos como crianças.

Então, se quer estimular sua criatividade perceba o que está ao seu redor, tente ver as coisas como se você tivesse acabado de aterrissar naquele ponto e estivesse vendo tudo pela primeira vez.

Exponha-se a novas situações ou informações.

Leia informações de outras áreas, faça rotas diferentes, e tente experimentar coisas novas que possam desencadear uma ideia.

 

3. Sonhe Acordado

Pare de pensar que você é preguiçoso, ou está perdendo algo, se não estiver envolvido em três coisas ao mesmo tempo.  

Novas descobertas na neurocirurgia revelam que muitas vezes surgem lampejos de insight quando sua mente está relaxada ao concluir uma tarefa específica.

 

Já ouviu falar de ócio criativo ?

Este pode ser um desafia que deixo para você, se não souber o que é ócio criativo, que tal buscar um pouco sobre isso no Google ?  Não tente deduzir a resposta, ok ?

 

Para sonhar acordado, Kelley orienta a que nos permitamos nos afastar do computador ou smartphone por algum tempo, simplesmente permitir que sua mente vagueie.

 

Muitas vezes estamos mais criativos quando acabamos de acordar, pois a mente está relaxada.

Então é sempre bom ter uma caneta e papel ao lado da cama para anotar ideias que possam surgir neste primeiro momento do dia.

 

4. Que tal agir como um antropólogo ?  

Observar as pessoas em seu “habitat natural” pode ajudar a gerar novas ideias, mesmo se você achar que é o especialista que mais sabe das coisas.

Pare para observar, compreender, analisar o que seus colegas estão fazendo, sem julgamentos.

 

5. Pergunte por que ?

Qualquer pessoa que já tenha tido um convívio mínimo com uma criança sabe que elas perguntam “por quê?” milhares de vezes ao dia.

As crianças são infinitamente curiosas e são persistentes em chegar ao cerne da questão.

Se você perguntar por que alguém usa um telefone, por exemplo, você pode descobrir que a resposta tem menos a ver com praticidade e mais com psicologia.

​

6. Renove os desafios

Já que estávamos falando de perguntas, vale destacar que quem faz perguntas erradas não encontram respostas certas.

Antes de começar a procurar soluções para um problema, dê um passo para trás para se certificar de que está fazendo as perguntas certas.

Tente humanizar o problema.

​

7. Construa uma rede criativa

Os grandes criativos geralmente são vistos como lobos solitários, mas algumas das melhores ideias vêm da colaboração.

Comece reconhecendo para si mesmo que você não tem todas as respostas, e trabalhar com outras pessoas pode ajudar a aliviar a pressão.

Encontre amigos, colegas, parceiros  para conversar sobre ideias inovadoras ou, se você é do tipo mais digital, utilize comunidades digitais criativas para isto, mas conecte-se a pessoas.

Quanto mais você estimular sua criatividade, mais você perceberá conexões entre as coisas, e mais você se sentirá como parte de uma rede muito maior !

​

Então, que tal "E stimular sua própria criatividade ? "

​

bottom of page